20121110

O fora


Sábado, 10 de novembro de 2012

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20121102

Paradoxo da máquina do tempo


Sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vamos supor que um homem conseguiu fazer uma máquina do tempo. Ele volta no tempo e acidentalmente mata a própria mãe. Se ele matou a própria mãe, ele não nascerá, se ele não nascer ele não criará uma máquina do tempo e não voltará no tempo para matar a própria mãe. Como pode isso?
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20121101

Individualismo


Quinta-feira, 1 de novembro de 2012

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20121017

Raciocínio de evangélico


Quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sem nenhum preconceito, estou apenas compartilhando o raciocínio.

Se algo de bom acontece
Se algo de ruim acontece
Se algo catastrófico acontece
Acontecimentos ruins na vida pessoal
Acontecimentos ruins na vida alheia
Se um irmão recebe um milagre
Se um irmão não recebe um milagre
Se um irmão está em dificuldades
Se um irmão está sofrendo
Se um irmão está c/ dificuldade financeira
Se um fiel nunca falta cultos
Se falta um domingo
Deus é bom
Ataque do capeta
Deus permitiu
Deus não me ama
Castigo Divino
Deus curou
Não houve fé
É provação
Está em pecado
Não está dizimando
É fanático
Está desviado
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20121002

Paradoxo do sanduiche


Terça-feira, 2 de outubro de 2012

O que é melhor: a felicidade eterna ou um sanduíche de mortadela? Embora pareça que a felicidade eterna seja melhor, isso não é verdade. A prova é bem simples, veja:
Partindo do princípio que "nada é melhor que a felicidade eterna" e lembrando que "um sanduíche de mortadela é melhor que nada", temos que "um sanduiche de mortadela é melhor que a felicidade eterna".
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20121001

Quem vê cara não vê coração


Segunda-feira, 1 de outubro de 2012

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20120909

Progressão Aritmética e Progressão Geométrica


Domingo, 9 de setembro de 2012

Essa apostila traz noções elementares de Progressão Aritmética (P.A.) e de Progressão Geométrica (P.G.).

É mais uma apostila elaborada, revisada e conferida por mim. Elaborei para alguns alunos do I.E.P.S., em Mato Grosso. É só baixar, se divertir estudando! 
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20120905

Quantos quadrados você vê na imagem?


Quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quantos são os quadrados?
Fique a vontade para tentar localizar quantos são os quadrados da figura... boa sorte!
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20120901

Paradoxo dos relógios


Sábado, 1 de setembro de 2012

O melhor de dois relógios é aquele que mais vezes indica a hora certa, correto? Creio que sim! Então:
Suponhamos então que devemos escolher entre dois relógios, sendo que um atrasa um minuto por dia, enquanto o outro não funciona (está parado). Qual dos dois devemos aceitar?

Pelo senso comum, deveríamos escolher aquele que atrasa um minuto por dia. Mas, para manter nosso acordo, teríamos de escolher aquele que não funciona. Por que?

O relógio que atrasa um minuto por dia, uma vez certo, terá de atrasar doze horas ou 720 minutos antes de marcar novamente a hora certa. E, se ele atrasa apenas um minuto por dia, levará 720 dias para atrasar 720 minutos.

Em outras palavras, estará certo aproximadamente uma vez a cada dois anos. Por outro lado, o relógio que está parado marca a hora certa duas vezes a cada dia.
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20120816

Ideb mostra lacuna no ensino de português e matemática


Quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado na terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que o Brasil bateu a meta prevista para ser cumprida em 2013. O País saltou da nota 4,6 para 5 - em um indicador que vai 0 a 10. Entretanto, o aumento do Ideb não significa que os alunos aprenderam mais português e matemática.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, o índice aumentou o dobro do que sinalizou a taxa de proficiência dos alunos. Enquanto subiu 0,4 - de 4,6 para 5 -, o aprendizado dos alunos variou em 0,22. Isso acontece porque na composição do Ideb são considerados tanto o aprendizado - medido pela Prova Brasil - como o fluxo escolar, fruto do porcentual de aprovação. O resultado é uma somatória dos dois. Apesar de legítimo - o índice foi constituído exatamente com a finalidade de medir esses dois indicadores -, o resultado pode não deixar claro qual foi exatamente o crescimento da aprendizagem dos estudantes.

Tanto que há casos em que a nota do Ideb subiu ao mesmo tempo em que caiu a performance dos alunos na avaliação. É o que se pode verificar nos anos iniciais da rede pública do Estado do Amapá. Em relação a 2009, o Ideb subiu 0,2 - de 3,8 para 4,0 -, apesar de as notas da Prova Brasil terem sido menores que as obtidas no teste anterior. É que, nesse intervalo, o porcentual de aprovação cresceu 5,87%.

O mesmo acontece nos anos finais no Rio de Janeiro. Apesar de uma ligeira queda no rendimento dos alunos da rede pública nas provas de português e matemática, o Ideb subiu de 3,4 para 3,7, consequência de um crescimento de 7,16% na taxa de aprovação.
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