20090421

Uma grande perda


Terça-feira, 21 de abril de 2009

Gostaria de manifestar a perplexidade e o pesar pelo trágico falecimento do professor Almir Olímpio Alves, uma das vítimas no massacre ocorrido na cidade americana de Binghamton, Estado de Nova Iorque, no último dia 03 de abril. Expressa, ao mesmo tempo, os pêsames a todos os seus familiares por essa grande perda.

Almir era professor da Universidade de Pernambuco e estava num programa de pós-doutoramento na Universidade do Estado de Nova Iorque, como bolsista da CAPES.

Filho de pequenos agricultores da zona canavieira de Pernambuco, percorreu um caminho pleno de realizações profissionais: Docente da rede estadual de ensino, Especialista em Ensino de Matemática, Mestre e, depois, Doutor em Matemática pela UFPE.

Talentoso para a Matemática, afável e atencioso, Almir conquistou a admiração e a estima de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.

Seu contato com a Educação Matemática é de longa data, pois ele foi aluno de um dos primeiros Cursos de Especialização promovidos, na década de 90, pelo Laboratório de Ensino de Matemática – LEMAT, do Departamento de Matemática da UFPE. Mais recentemente, foi um dos avaliadores do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM, do MEC.

A trajetória de Almir foi interrompida de forma inesperada e trágica, mas seu testemunho permanece como uma energia que nos move na direção dos objetivos de sua vida exemplar.

O Professor Pedro Otaneda escreveu uma curta biografia do Professor Almir Olimpio Alves, falecido recentemente nos Estados Unidos. Ele nos conta como uma criança muito pobre, cujos pais eram agricultores e trabalhavam em um engenho de cana de açúcar, conseguiu chegar a concluir um doutorado em Matemática.

Para ler a biografia clique aqui.

Arquivo do blog