20130215

Piloto automático


Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2011

Não estou querendo dizer que acredito na informação a seguir, mas achei no mínimo inusitado, um acelerador travar e motorista dirigir a 200 km/h até gasolina acabar. Será que ele não se lembrou de desligar o carro, apenas de telefonar para pedir socorro... Eu heim!
 
Atenção, roteiristas de plantão! Aqui está uma história que dispensa adaptações para ganhar os cinemas. No último no sábado (9), o francês Frank Lecerf, de 36 anos, protagonizou uma das melhores cenas de ação jamais imaginadas. Ao sair para fazer compras, ele programou o controle de cruzeiro de seu Renault Laguna para manter os 100 km/h. No meio do caminho, porém, a velocidade subiu para 160 km/h e os freios deixaram de responder. Pior, cada vez que ele tentava parar, a velocidade subia mais – até que travou em 200 km/h. Frank conseguiu acionar os serviços de emergência e pedir ajuda. Mas, mesmo com um técnico da montadora ao telefone, ninguém conseguiu encontrar um modo de controlar o carro. O jeito, então, foi montar uma escolta policial e deixar o veículo queimar todo o combustível até parar de vez. Quem seguia pela estrada não entendia nada e achava se tratar de uma perseguição, com direito a passagens vertiginosas por praças de pedágio! O trajeto se estendeu por cerca de 210 km, partindo de Dury, perto de Amiens, na França, até Alveringem, do outro lado da fronteira belga. Mas o drama não acaba aí. Frank Lecerf é portador de necessidades especiais, tanto que seu carro é adaptado, e sofreu duas convulsões durante o percurso. Por sorte, ele saiu ileso. O francês diz que essa não é a primeira vez que tem problemas com o “piloto automático” do veículo. Mas o freio nunca havia travado simultaneamente. Seu advogado, claro, vai acionar a Renault. Fala se a história não coloca no chinelo tramas como Velocidade Máxima e O carro desgovernado?
 
Reprodução original.
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