20130401

Rendimento em matemática só piora entre o 5º e o 9º ano


Segunda-feira, 1 de abril de 2013

Gente, não é mentira não! Hoje é o dia da mentira, mas eu juro que estou falando a verdade. Na dúvida, clique aqui e veja na íntegra o que eu estou compartilhando nesse post. É matéria de hoje mesmo.

Para mim, tem sido natural em sala de aula a percepção de que "os estudantes demonstram a cada ano que evoluem no ensino, uma lastimável queda no rendimento em matemática". E essa dificuldade vai ser levada para o restante da vida escolar do aluno, é o que confirma um estudo que comparou a evolução de alunos entre 2007 e 2011.

De acordo com o estudo, o percentual de estudantes com rendimento adequado na disciplina de matemática, caiu de 22% no quinto ano, em 2007, para 12%, quando ela chegou ao último, em 2011. Ou seja, 88% deles não sabiam calcular porcentagens ou a área de uma figura plana ou mesmo ler informações em um gráfico de colunas. E levam essa defasagem para os ensinos médio e superior.
A pesquisa até cita uma observação dizendo que uma das explicações mais citadas por especialistas é a falta de professores na área. É na etapa final do fundamental que os alunos passam a ter aulas com docentes especialistas nas matérias.

Agora vou colocar minha opinião:
Essa explicação pode até fazer sentido, mas, ao meu ver, tem peso pouco significante, levando em consideração a realidade do sistema educacional do Brasil, pouco funcional, pensando em números. prioritariamente.

Posso até demonstrar uma atitude meio "rústica" com esse comentário, mas, enquanto que no Brasil um estudante regular evolui a cada ano, menos de 10% no seu nível cultural, em países desenvolvidos da Europa, esse número chega próximo de 60%. Será que eles são mais inteligentes? Acredito que não. Acredito que o sistema educacional de lá é que é mais inteligente que o nosso.
..::: Comente aqui :::..

Arquivo do blog