20130924

Greve na Rede Municipal de Educação de Goiania


Quarta-feira, 24 de setembro de 2013

Nós, professores da rede municipal de educação de Goiânia deflagramos greve! Reivindicamos melhores salários, mudanças nos benefícios do auxílio transporte, melhores condições de trabalho, dentre tantas outras reivindicações.
A greve inicia-se amanhã, quarta-feira (25/9). A decisão pela greve foi tomada na manhã de hoje, (24) em assembleia. A principal reivindicação é contra a aprovação de um projeto que altera a a a gratificação de "Difícil Acesso", que era concedida aos funcionários que moram distantes do local de trabalho, representando 40% do quadro total de servidores. Com a alteração, o benefício passou a se chamar "Deslocamento de Transporte" e abrange todos os professores do município. No entanto, o valor pago aos trabalhadores foi reduzido, o que contrariou a maioria dos servidores da rede. Também reivindicamos o pagamento do piso de acordo com a lei nacional e a regularização do salário dos agentes educativos, que recebem como funcionários administrativos, mas deveriam receber como magistrados.

Esta paralisação foi deflagrada pelo Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed). Porém, a greve é independente. “Alguns professores participam do Simsed, mas não foi o órgão que optou pela greve”.
A greve só foi iniciada pela falta de respostas da Secretária Municipal de Educação (SME) em relação às nossas condições. Esta foi a quarta assembleia que nós, educadores, participamos, mas nada foi alterado. “A secretaria não demonstrou nenhum avanço nas pautas apresentadas”.


Resposta:

A Secretária Municipal de Educação de Goiânia (SME) enviou uma nota de esclarecimento à imprensa. Segue abaixo o texto na integra:
A Secretaria Municipal de Educação reafirma o seu compromisso em manter as conquistas da categoria como o Plano de Cargos e Salários que garante, entre outros benefícios, quinquênio de 10%, regência de classe e titularidade.

 Quanto ao Difícil Acesso, esclarece: o projeto estendendo o benefício a todos os profissionais do magistério foi enviado à Câmara após recadastramento - realizado por recomendação do Ministério Público - em que ficou constatado que menos de 5% dos profissionais que recadastraram manteriam o benefício.

 Informa também que a Prefeitura de Goiânia, por meio da Procuradoria Geral do município, tomará as medidas legais para garantir o direito à educação aos alunos da rede municipal.

 Assessoria de Comunicação da SME
..::: Comente aqui :::..

Arquivo do blog