20130727

A Matemática de uma Abelha


Sábado, 27 de julho de 2013

Você sabe porque nos favos de mel são organizados em forma de hexágonos?

Mesmo que tenha sido somente em desenho, possivelmente você já viu uma colmeia. Lembre-se de que o formato de cada “porta de entrada” é de um hexágono regular (polígono regular de seis lado). Se você ainda não teve curiosidade de saber o porquê desse tipo de construção, saiba que foi uma maneira muito “inteligente” de vespas e abelhas organizarem suas colmeias.
Assim, cada dois hexágonos consecutivos, a abelha consegue construir um terço (duas paredes) de um novo alvéolo. Isso representa economia de material para a construção do casulo.

Ainda assim poderíamos pensar: por que não construir em forma de quadrado ou de triângulo eqüilátero, que, pela medida dos seus ângulos internos e externos, também permitiriam essas vantagens?

Desses três polígonos regulares, o hexágono é aquele que, com mesmo perímetro, permite maior área. É só lembrarmos disso para reconhecer que a natureza é sábia e com ela temos muita coisa útil a aprender.

“A cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.
(Mahatma Gandhi)
..::: Comente aqui :::..

Arquivo do blog