20091230

Que tal plantar árvores?


Quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


Olha só que interessante, não sei se você sabia, mas eu até então não sabia que uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia.


Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.

Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça. Legal!

Também gostei de saber que uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.

Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).

E aí se convenceu? Se não, espere para saber mais...

Sombra: ah que delícia uma boa sombra!

Madeira: verifique ao seu redor se você não tem nada de madeira. Eu sei que tem, e, se você usa madeira, por que não ajudar plantando?

Papel: Não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores.

Oxigênio: Você respira bem? Mas pode não conseguir mais daqui alguns anos.Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!

Frutas: Quem não gosta de uma boa fruta? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório.

Fauna: Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã! Pois então! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado!

Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!

A iniciativa tem uma certa dose de ousadia, mas é simultaneamente bastante simples. Consiste em plantar 1000 árvores num só dia.

Este grupo será constituído por amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos.

Gostei da idéia, que pena que não é no Brasil. Seria interessante alguém por aqui tomar iniciativas como esta, principalmente na "Amazônia Legal" onde o desmate é intenso.

20091229

Oração do professor


Terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Senhor!

Deste-me a vocação de ensinar e de ser professor.

É meu compromisso educar, comunicar e espalhar sementes, nas salas de aula da escola da vida.

Eu te agradeço pela missão que me confiaste e te ofereço os frutos de meu trabalho.

São grandes os desafios no mundo da educação, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na trajetória para um mundo melhor.

Quero celebrar a formação de cada aprendiz na felicidade de ter aberto um longo caminho.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador.

Dá-me paciência e humildade para servir, procurando compreender profundamente as pessoas que a mim confiaste. Ilumina-me para exercer esta função com amor e carinho.

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!

20091227

As 20 últimas frases mais faladas antes da morte


Domingo, 27 de dezembro de 2009

01. Atira se for homem!
02. Atravessa correndo que dá!
03. Ah, não se preocupe, o que não mata, engorda!
04. Fica tranqüilo que este alicate é isolado!
05. Sabe qual a chance de isso acontecer? Uma em um milhão!
06. Essa camisa do Palmeiras não é minha não… eu sou corintiano como vocês!
07. Adoro essas ruas pois são super tranqüilas!
08. Tem certeza que não tem perigo?
09. Nem acredito que vou saltar de pára-quedas! E, ó, eu mesmo que dobrei!
10. Aqui é o PT-965 decolando em seu primeiro vôo solo!
11. Confie em mim!
12. Aqui é o piloto. Vamos passar por uma ligeira turbulência!
13. Capacete? Imagina, tá calor!
14. Eu sempre mudei a temperatura do chuveiro com ele ligado!
15. Deixa comigo!
16. Desce desse ônibus e me encara de frente, sua bicha!
17. Você é grande mas não é dois!
18. Kung-Fu nada. Eu vou acabar com você!
19. Vamos lá que não tem erro!
20. Pode mexer. É Pitbull, mas é mansinho!

20091226

Para quem não gostou do presente de natal


Sábado, 26 de dezembro de 2009

Bom, eu sou do tipo que, quando recebo um presente, por mais que não goste, eu não desfaço, pois se é presente, é presente. O mínimo que se deve ter é consideração por quem lhe presenteou, eu penso assim.

Mas nem todos pensam do mesmo jeito, e, para quem pretende se desfazer daquele presente, agora que já passou o Natal, existem muitos que querem desfazer-se de determinadas prendas. Não são necessariamente pobres e mal agradecidos, mas, mas por melhor que tenha sido a intenção, não gostam da prenda e não pretendem ficar com ela.

A sugestão de hoje é um bom site para colocar a sua prenda indesejada, pois alguém pode estar interessado nela.

Agora, que a verdade seja dita, neste site vai encontrar prendas que nem o diabo se lembrava.

Pelamordedeus!

http://www.badgiftemporium.com/

20091224

O Criador do Papai Noel ou Pai Natal


Quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Haddon Sundblom – O Criador do Papai Noel ou Pai Natal.

"Fuçando" na internet a gente descobre tanta coisa. Eu não sabia que Papai Noel era tão recente.

A figura do velho bonacheirão São Nicolau, bispo de Myra, na Rússia, converteu-se com o passar do tempo na conhecida figura do Pai Natal. Se bem que os elementos fundamentais estivessem há muito definidos (barba, roupas, etc.) somente com uma campanha publicitária da Coca-Cola a imagem se fixou na que conhecemos hoje. O seu autor foi Haddon Sundblom.

Corria o ano de 1931 quando o ilustrador americano foi convidado pela Coca-Cola para desenhar a imagem para a sua campanha de Natal desse ano. Note-se que, desde 1920 até então, era hábito da empresa usar a imagem de Santa Claus para promover a sua bebida. Um dos ilustradores que precederam Sundbom foi nada mais nada menos do que Norman Rockwell que, pese embora os seus magníficos desenhos, não conseguiu obter grande sucesso publicitário.

Sundblom institucionalizou a figura do Pai Natal recusando a semelhança com um elfo de anteriores versões e dando-lhe um aspecto inequivocamente humano na fisionomia e, sobretudo, nos traços do rosto. Diz-se que recorreu a um modelo humano – um amigo seu, Lou Prentice – e, posteriormente ele próprio serviu de modelo. Além disso, teve a teimosia ou a intuição de desenhar sempre a mesma figura em todas as campanhas até 1964. Esta persistência teve como resultado a consolidação da figura que conhecemos hoje: um velho barrigudo, de longa barba branca, rosto corado e sorriso jovial.
..::: Comente aqui :::..

20091222

Sou caipira, com orgulho


Terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Eu dou motivo para que me chamem de caipira, e eu não me zango, pois não é mentira, pelo contrário, isso até me da valor.

Tive infância, morei na "roça", bem como, lições de faculdade.

Porém, isso não muda o meu ser. Sou simples, sou humilde, e sempre serei. Sou caipira, o que é diferente de ser matuto (imagem do caipira que muitos ignorantes tem em mente), caipira não é matuto, caipira é caipira.

O meu sangue é sertanejo, sou um goiano legítimo, do "pé rachado", com muito orgulho.

Todas as vezes que me chamam de caipira, é um carinho que recebo de alguém, é uma prova que a pessoa me admira, e nem calcula o prazer que a gente tem... (trecho da música "O doutor e o caipira").

Clique aqui para ouvir esta música

Quero que fique claro, estou falando do caipira mesmo. Zé Mulato e Cassiano, dupla de cantores caipira, souberam como poucos, explicar o que quero dizer. Nos versos de “Navegante das Gerais”, os dois cantam:

Se me chamam de caipira
Fico até agradecido
Pois falando sertanejo
Eu posso ser confundido
(...)
Defendo nossas raízes
Por isso tenho brigado
Não escondo minha origem
Sou caipira liberado
Minha modinha é singela
Igual a flor do cerrado
Mas é sertão brasileiro
Tudo o que eu tenho cantado
Infelizmente o que vejo
É um bando de sertanejo
Com mania de importado.

20091218

Depois da expectativa e ansiedade


Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Como disse, não sabia o que era melhor ou pior, se era a expectativa ou a ansiedade, mas graças a Deus a primeira etapa foi vencida, agora vem o mais duro desafio, encarar o curso de verão em Goiânia.

A minha expectativa era grande, mas acreditei que seria aprovado, e isso aconteceu, passei para a segunda etapa na UFG. Dos 150 inscritos para o programa, restaram 65, dos quais restarão cinco. Estou entregue nas mãos de Deus e eu quero ser um dos cinco.

Agora é preparar as malas e todo o material necessário para os estudos e aguardar chegar a hora de partir rumo à Goiânia estudar muuuuito. Enquanto isso, meu nome é “Estudar”.

Obrigado Deus e todos que torceram por mim...

Que venha a próxima etapa, prometo dedicar-me o máximo que puder, e peço humildemente que rezem, orem e continuem torcendo por mim.

Deus, eu confio em ti.

20091212

Expectativa e ansiedade


Sábado, 12 de dezembro de 2009

Não sei o que é melhor ou pior, se é a expectativa ou a ansiedade, só sei que estou tenso, diante da possibilidade de ter que tomar uma importante decisão que pode mudar o meu futuro.

Faltando dois dias, eu não queria pensar assim, mas vejo que a probabilidade de ir morar em Ijuí no Rio Grande do Sul é maior, porém, preferiria ir morar em Goiânia - Goiás.

Sei que não posso decidir tudo na vida, muitas vezes posso apenas optar entre alternativas diferentes, mas confio em Deus que irá encaminhar-me rumo ao melhor para o meu futuro.

Morar em Ijuí, sei que será valioso, apesar da distância da família, estarei investindo na minha formação profissional. Morar em Goiânia, não seria diferente, além de estar mais próximo da família.

Deus, eu confio em ti.

Arquivo do blog