20131220

Viagem de imprevisto (ida)


Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Viagem de última hora de Goiânia a Cuiabá

Como havia sido combinado, minha sobra sairia de Juína (MT) juntamente com minha cunhada, com destino a Mato Rico (PR) em meados de dezembro (2013), porém elas fariam uma pausa em Maringá (PR) na casa de um sobrinho e nós sairíamos de Goiânia no final do mês e nos encontraríamos lá, de onde seguiríamos nossa viagem juntos, pois a Mari ainda tinha compromisso no trabalho por mais alguns dias.

Pois bem, minha sogra e minha cunhada deram início ao primeiro trecho da viagem, de ônibus. Saíram de Juína no final do dia com previsão de chegada em Cuiabá na madrugada do dia seguinte, quando fariam troca de ônibus e seguiriam para Maringá. O detalhe é que quando chegaram em Cuiabá, o ônibus que daria sequência na viagem não esperou e elas perderam a chance de prosseguir, uma vez que, por ser um período em que as pessoas viajam muito, não encontrava mais vaga para outro horário, nem mesmo para os dias seguintes. Nem mesmo para Goiânia tinha possibilidade. A única chance era a de voltar para Juína, mas seria uma tristeza muito grande, pois minha sogra tinha mais de 20 anos que não revia alguns parentes.

A Mari estava no trabalho, era por volta das 11 horas, conversamos por telefone e decidi por ir buscá-las em Cuiabá. Ficariam alguns dias aqui em casa até a Mari cumprir o compromisso dela no trabalho, então seguiríamos todos juntos daqui de Goiânia.

Saí de casa por volta de meio dia, passei na casa dos meus pais, almocei, e meu pai decidiu por ir comigo. Foi bom, pois são quase 1000 quilômetros, e sem companhia seria menos seguro. Partimos!

Saímos de Goiânia era por volta de 13:00. Passamos por Trindade, Anicuns, dentre outras cidadezinhas. Quando, em certas alturas da estrada, menos de duas horas de viagem, notei que o GPS que levava comigo, acusou bateria fraca. Me surpreendi pois tava ligado na tomada do carro e ao mesmo tempo me preocupei um pouco, pois somente conheço Cuiabá de passagem, e precisaria procurar o endereço de onde minha sogre e minha cunhada estavam. Foi quando chegando em Jussara, ainda em Goiás, procurei ajuda e era apenas um fazível que teria queimado. Troquei e tudo bem. Seguimos, passamos por outras cidadezinhas, Aragarças e atravessamos o Rio Araguaia, entrando em Mato Grosso. Paramos em Barra do Garças para reabastecer dar uma idinha no banheiro, comer um lanche e seguimos.

Passamos por imensas áreas indígenas, belas paisagens. Logo o dia escureceu, já estávamos próximos de General Carneiro, mas o programa era viajar sem pausa, pois elas já estavam à espera o dia todo. Prosseguimos, quando, por volta de 21:30, eu estava a cerca de 90 km/h, um pneu estoura num buraco no asfalto, estávamos a uns 10 quilômetros de Primavera do Leste. Parei, troquei o pneu, seguimos até Primavera, mas quem disse que encontrei pneu para comprar. O jeito foi aproveitar que teríamos mesmo que parar para jantar e dar uma descansadinha, pois viajávamos numa velocidade acima do normal, devido à pressa. Jantamos e seguimos até Campo Verde, era mais de meia-noite quando paramos novamente para reabastecer, meu pai lanchou novamente e continuamos até Cuiabá.

Chegamos na capital de Mato Grosso era mais de 2 horas da madrugada. Estávamos na "cola" de um ônibus, subus que que seguiria rumo à rodoviária, mas não era, e quando me dei conta disso, notei também que o endereço que programei no GPS tava errado. O jeito então foi pedir informação. Precisei de umas três perguntadas até conseguir encontrar a rodoviária de Cuiabá já por volta de 3 horas (hora de Goiás). Liguei então para minha sogra que desceu com minha cunhada e as malas, embarcaram e de imediato seguimos rumo a Goiânia.

(Detalhes da volta no próximo post)
..::: Comente aqui :::..

20131204

Ilusão de Jastrow


Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Essa é uma ilusão descoberta pelo psicólogo americano Joseph Jastrow, em 1889. Na imagem, vemos a figura A e a figura B logo abaixo dela, que parece ser maior do que a primeira. Só que pasmem: elas são idênticas!

..::: Comente aqui :::..

20131122

Em busca do centro perdido


Sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Utilizando apenas um esquadro e um lápis, como encontrar o centro de uma círcunferência de diâmetro menor do que o maior lado do esquadro?
..::: Comente aqui :::..

20131121

O Vendedor de "quebra-queixo"


Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ilustração para o livro Coração Ilhéu de Adilson Vilaça – Projeto Nosso Livro, (encartado no jornal A Gazeta). Muito boa! Só estou compartilhando. (Crédito aqui).
..::: Comente aqui :::..

20131116

Tente não se impressionar com essa imagem


Sábado, 16 de novembro de 2013

..::: Comente aqui :::..

20131115

O ultimo Teorema de Fermat


Sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A matemática é umas das formas mais puras do pensamento, e para os que estão de fora, os matemáticos parecem gente de outro mundo.
..::: Comente aqui :::..

20131114

É possível desenhar uma reta sem o uso de uma régua?


Quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O "constrained ball" é um instrumento usado para desenhar retas, criado pelo designer de produtos coreano Giha woo, deixando de lado a necessidade de uma régua graduada,  uma vez anexado à caneta, usualmente  esferográfica, basta rolar livremente de acordo com o roda giratória presente no instrumento. As imagens a seguir são auto explicativas.

No entanto, esta ferramenta de escrita impede linhas sinuosas, ajudando a movimentar a roda em uma única direção. Usando a roda de medição instalados indicada no produto, os usuários podem desenhar o comprimento da linha exata desejada, tanto na direção horizontal e vertical.

O instrumento é feito com um material de borracha flexível ajudando-o a aderir a caneta. A medição do comprimento da reta é indicada no produto.
..::: Comente aqui :::..

20131026

Desafio da carga da bateria de um celular


Sábado, 26 de outubro de 2013

Sabe-se que a carga da bateria de um aparelho celular é suficiente para 54 horas em espera ou 9 horas em uso. Tal telefone descarregou em 40 horas. Por quanto tempo ele esteve em uso?
..::: Comente aqui :::..

20131020

Prostitutas


Domingo, 20 de outubro de 2013

Quando um pai não explica corretamente.....

Joãozinho está dentro do carro do seu pai, quando avista duas prostitutas na calçada...

- Pai, quem são aquelas senhoras?

O pai meio embaraçado, responde:

- Não interessa filho... Olhe antes para esta loja... Já viu os lindos brinquedos que tem?

- Sim, sim, já vi. Mas... quem são as senhoras e o que é que estão fazendo ali paradas?

- São... são. São senhoras que vendem na rua.

- Ah, sim?! Mas vendem o quê?? - Pergunta admirado o garoto.

- Vendem.... vendem... Sei lá... vendem um pouco de prazer.

O garoto começa a refletir sobre o que o pai lhe disse, e quando chega em casa, abre a sua carteira com a intenção de ir comprar um pouco de prazer.

Estava com sorte! Podia comprar 50 reais de prazer!

No dia seguinte vai ver uma prostituta e pergunta-lhe:

- Desculpe, minha senhora, mas pode-me vender 50 reais de prazer, por favor?

A mulher fica admirada, e por momentos não sabe o que dizer, mas como a vida está difícil, ela aceita. Porém, como não poderia agir de forma 'normal' com o garotinho, leva o garoto para casa dela e prepara-lhe seis pequenas tortas bem gostosas de morango e chocolate.

Já era tarde quando o garoto chega em casa.

O seu pai, preocupado pela demora do filho, pergunta-lhe onde ele tinha estado. O garoto olha para o pai e diz:

- Fui ver uma das senhoras que nós vimos ontem, para lhe comprar um pouco de prazer!

O pai fica amarelo:

- E... e então... como é que se passou?

- Bom, as quatro primeiras não tive dificuldade em comer, a quinta levei quase uma hora e a sexta foi com muito sacrifício. Tive quase que empurrar para dentro com o dedo, mas comi mesmo assim. Ao final estava todo lambuzado, melequei todo o chão, e a senhora me convidou para voltar amanhã,mas para ser sincero ao senhor eu só tive prazer nas três primeiras , as outras só comi para mostrar que sou homem mesmo, posso ir amanhã novamente, pai?

O pai desmaiou.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.................
..::: Comente aqui :::..

20131002

Seja contra a aprovação automática


Quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Aprovação automática é um sistema educacional que pode ser chamado de "maldição da educação". Essa maldição foi implantada durante a gestão do PSDB-SP, em 1997 e propagou pelo Brasil (é por estas e por outras que eu detesto tucanos).

Inventaram até um nominho bonitinho, conhecida como progressão continuada. É uma ignorância facilitar a aprovação de todos os alunos desmerecendo os alunos que se esforçam para ter um bom desempenho.

É um sistema que aprova aluno que não faz nada e estabelece impunidade aos indisciplinados, inutilizando o empenho dos professores e desmotivando o ambiente de aprendizagem, anulando o sentido prático de qualquer avaliação escolar.

É um sistema que não cria exemplos à dura vida em sociedade e faz da escola um depósito de pessoas ou um playground.

Garantia de direito de aprender é exatamente o oposto de "aprovação automática".
..::: Comente aqui :::..

20131001

Conhecendo melhor um triângulo


Quarta-feira, 1 de outubro de 2013

Você conhece as propriedades de um triângulo?
Você sabe qual é a condição de existência de um triângulo?
Em relação aos seus ângulos, sabe como eles se classificam?
E em relação aos seus lados, sabe como eles se classificam?

Podemos definir triângulo como uma figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três segmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontos diferentes, formando três lados e três ângulos internos que somam 180°. O triângulo é o único polígono "rígido" (que não flexiona) e que não possui diagonais.
➱ Quanto aos lados, os triângulos se classificam em:
● Equilátero → que possui os três lados congruentes (medidas iguais);
● Isósceles  que possui dois lados congruentes;
● Escaleno  que não possui lados congruentes.

➱ Quanto aos ângulos, os triângulos se classificam em:
● Acutângulo → que possui todos os ângulos internos agudos, ou seja, as medidas de todos os ângulos são menores que 90º;
● Retângulo → que possui um ângulo interno reto (90º);
● Obtusângulo → que possui um ângulo interno obtuso, ou seja, possui um ângulo com medida maior que 90º.

➱ Quanto à condição de existência de um triângulo, temos que: o comprimento de qualquer lado é menor que a soma dos outros dois.
..::: Comente aqui :::..

20130925

Lata de sardinha


Quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Se já não fosse o bastante essa história de terem encontrado um rato morto numa garrafa de coca cola, outro dia fui abrir uma lata de sardinha e sabe o que tinha dentro? Dois peixes mortos!
..::: Comente aqui :::..

20130924

Greve na Rede Municipal de Educação de Goiania


Quarta-feira, 24 de setembro de 2013

Nós, professores da rede municipal de educação de Goiânia deflagramos greve! Reivindicamos melhores salários, mudanças nos benefícios do auxílio transporte, melhores condições de trabalho, dentre tantas outras reivindicações.
A greve inicia-se amanhã, quarta-feira (25/9). A decisão pela greve foi tomada na manhã de hoje, (24) em assembleia. A principal reivindicação é contra a aprovação de um projeto que altera a a a gratificação de "Difícil Acesso", que era concedida aos funcionários que moram distantes do local de trabalho, representando 40% do quadro total de servidores. Com a alteração, o benefício passou a se chamar "Deslocamento de Transporte" e abrange todos os professores do município. No entanto, o valor pago aos trabalhadores foi reduzido, o que contrariou a maioria dos servidores da rede. Também reivindicamos o pagamento do piso de acordo com a lei nacional e a regularização do salário dos agentes educativos, que recebem como funcionários administrativos, mas deveriam receber como magistrados.

Esta paralisação foi deflagrada pelo Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed). Porém, a greve é independente. “Alguns professores participam do Simsed, mas não foi o órgão que optou pela greve”.
A greve só foi iniciada pela falta de respostas da Secretária Municipal de Educação (SME) em relação às nossas condições. Esta foi a quarta assembleia que nós, educadores, participamos, mas nada foi alterado. “A secretaria não demonstrou nenhum avanço nas pautas apresentadas”.


Resposta:

A Secretária Municipal de Educação de Goiânia (SME) enviou uma nota de esclarecimento à imprensa. Segue abaixo o texto na integra:
A Secretaria Municipal de Educação reafirma o seu compromisso em manter as conquistas da categoria como o Plano de Cargos e Salários que garante, entre outros benefícios, quinquênio de 10%, regência de classe e titularidade.

 Quanto ao Difícil Acesso, esclarece: o projeto estendendo o benefício a todos os profissionais do magistério foi enviado à Câmara após recadastramento - realizado por recomendação do Ministério Público - em que ficou constatado que menos de 5% dos profissionais que recadastraram manteriam o benefício.

 Informa também que a Prefeitura de Goiânia, por meio da Procuradoria Geral do município, tomará as medidas legais para garantir o direito à educação aos alunos da rede municipal.

 Assessoria de Comunicação da SME
..::: Comente aqui :::..

20130923

Qual o tamanho do peixe?


Segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Considere um peixe cuja cabeça mede 9 cm.

A cauda desse peixe é igual ao tamanho da cabeça mais a metade do tamanho do corpo. O corpo desse peixe é igual ao tamanho da cabeça mais a cauda, juntas.
Qual é o tamanho desse peixe?
..::: Comente aqui :::..

20130921

O professor está sempre errado


Sábado, 21 de setembro de 2013

Se o professor...

É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de “barriga cheia’.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um ‘caxias’.
Precisa faltar, é um ‘turista’.
Conversa com os outros professores, está ‘malhando’ os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu ‘mole’.

É o professor está sempre errado, mas, se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.

(Texto extraído da Revista do Professor de Matemática, nº.36, 1998)
..::: Comente aqui :::..

20130920

Ondas geométricas


Sexta-feira, 20 de setembro de 2013

..::: Comente aqui :::..

20130919

Goiás é mais


Quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Aqui em Goiás tá assim...
..::: Comente aqui :::..

20130918

A matemática é mesmo linda


Quarta-feira, 18 de setembro de 2013

..::: Comente aqui :::..

20130917

Entrega de boletins escolares


Terça-feira, 17 de setembro de 2013

É triste, mas infelizmente é verdade
..::: Comente aqui :::..

20130916

Arte matemática de Escher


Segunda-feira, 16 de setembro de 2013

..::: Comente aqui :::..

20130915

É matemática pura


Domingo, 15 de setembro de 2013

..::: Comente aqui :::..

20130914

Tecnologia inútil


Sábado, 14 de setembro de 2013

Tecnologia é muito bom, se utilizada para o bem, mas tem hora que ela é inútil.

Não vá pensando que é muito diferente disso aí não! Só quem vive a realidade para saber. E ainda são capazes de reclamar dizendo que não aprendem matemática.
..::: Comente aqui :::..

20130912

Hipercubo rotacional


Quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Este é o Tesseract, um cubo (conhecido também como hipercubo) de quatro dimensões.

Ele tem 16 pontos de borda v = (a, b, c, d), com a, b, c, d ou igual a 1 ou -1.

Dada a projeção P (x, y, z, w) = (x, y, z) a partir de quatro dimensões de espaço para espaço tridimensional, podemos visualizar o cubo como um objeto no espaço em rotação.

..::: Comente aqui :::..

20130908

Multiplicar por 5


Domingo, 8 de setembro de 2013

Bora aprender um "macete" que facilita as operações que envolvem multiplicação por 5?

Você já parou para pensar que multiplicar por 5 é o mesmo que:

→ multiplicar por 10, depois dividir por 2?
→ dividir por 2, depois multiplicar por 10?

Use essa técnica e faça cálculos mentalmente fácil, fácil! Veja:

5 x 24
24 x 10 = 240
240 : 2 = 120
5 x 24
24 : 2 = 12
12 x 10 = 120
5 x 42
42 x 10 = 420
420 : 2 = 210
5 x 42
42 : 2 = 21
21 x 10 = 210
5 x 13
13 x 10 = 130
130 : 2 = 65
5 x 13
13 : 2 = 6,5
6,5 x 10 = 65
5 x 19
19 x 10 = 190
190 : 2 = 95
5 x 19
19 : 2 = 9,5
9,5 x 10 = 95
..::: Comente aqui :::..

20130907

É matemática pura!


Sábado, 7 de setembro de 2013

..::: Comente aqui :::..

20130903

Uma tarde no circo


Terça-feira, 3 de setembro de 2013

André, Tiago, Carolina e Joana foram juntos ao circo. O espetáculo tinha vários números com animais: elefantes, tigres, chimpanzés e cavalos. No intervalo, algumas pessoas vendiam guloseimas: pipocas, gelados, torrão de alicante e chocolates.

Todos comeram guloseimas diferentes e, no fim do espetáculo, concluíram que todos tinham gostado de números com animais diferentes.

André não gostou do número dos tigres, porque teve medo que o domador fosse ferido por algum dos animais.

Tiago, ao ver o seu número preferido, lembrou-se que, no dia seguinte, tinha aula de equitação.

Carolina gostou do número em que um animal imitava os humanos quando assistem televisão, enquanto comia amendoins.

A criança que gostou do número dos elefantes comeu pipocas.

Carolina não pôde comer gelado, porque estava com dores de garganta.

Tiago comeu chocolate.

Que guloseima comeu cada uma das crianças?
..::: Comente aqui :::..

20130902

Sinais iguais, resultado positivo


Segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Engraçadinho heim! Até posso considerar assim, para quem estuda matemática!
..::: Comente aqui :::..

20130901

Urubu quadrúpede


Domingo, 1 de setembro de 2013

Longe de mim qualquer possibilidade de ter torcido para o Corinthians...
... nem para o Flamengo...
..::: Comente aqui :::..

20130831

Os cinco marinheiros


Sábado, 31 de agosto de 2013

Você é o comandante de um navio. Cinco marinheiros colocam-se a sua frente para receber suas ordens. Tente nomeá-los, da esquerda para a direita, de acordo com as informações:

▸ Anderson está entre Jorge e Cláudio;
▸ Humberto está à esquerda de Cláudio;
▸ Jorge não está ao lado de Humberto;
▸ Humberto não está ao lado de Rafael.

       
Dica: Observe que a sua esquerda não é a esquerda dos marinheiros.
..::: Comente aqui :::..

20130830

Paradoxo de Curry


Sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Também conhecido por "paradoxo do quadrado perdido", se tem explicação, eu não sei, pois as que já vi não me convenceram. O fato é que é muito interessante, criativo, misterioso e intrigante, além de desafiar a própria física.
O paradoxo do quadrado perdido é um enigma resultado de uma ilusão de óptica, em que são vistos dois triângulos, formados pelas mesmas peças, onde porém um triângulo aparenta ter um pequeno quadrado a menos do que o outro.
De acordo com Martin Gardner, esse enigma foi elaborado em 1953 pelo mágico amador Paul Curry, de Nova Iorque.

O enigma do quadrado perdido é por isso também chamado de paradoxo de Curry. O princípio por trás desse tipo de paradoxo é conhecido desde pelo menos 1860.
..::: Comente aqui :::..

20130829

Teorema de Pitágoras


Quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O famoso matemático e filósofo grego Pitágoras de Samos foi uma das figuras mais influentes e, no entanto, misteriosas da matemática, pois não existem relatórios originais de sua vida e de seus trabalhos, tornando difícil para os historiadores separar os fatos e as lendas.

Nasceu no século VI a.C., na ilha de Samos, no Mar Egeu.

Em suas viagens, Pitágoras aprendeu muito com os babilônios e egípcios. Esses dois povos viam a matemática como ferramenta para resolver problemas práticos. Pitágoras observou que eles faziam seus cálculos na forma de uma receita. Essas receitas são o que hoje chamamos de equações.

Após muitos anos de viagens, estabeleceu-se em Crotona, na Magna Grécia (hoje é o sul da Itália), onde fundou a Irmandade Pitagórica com um grupo de cerca de seiscentos seguidores. Era uma espécie de seita ou sociedade secreta, em que estudavam Matemática, Astronomia, Filosofia e Música. Nessa sociedade, conhecimento e propriedades eram comuns, por isso a atribuição de descobertas não era feita a nenhum membro específico. No entanto, na Antiguidade, era usual buscar todo o crédito de uma descoberta ao mestre.

Pitágoras era fascinado pela ligação dos números e com a natureza. Ele percebeu que os números estavam ocultos em tudo, das harmonias da música até as órbitas dos planetas, o que levou a proclamar “tudo é número”.

De todas as ligações entre os números e a natureza estudadas pela Irmandade, a mais importante é a relação que leva o nome de seu fundador, o teorema de Pitágoras. Esse teorema nos forneceu ma equação que é verdadeira para todos os triângulos retângulos e que, portanto, também define o ângulo reto. O enunciado desse teorema é o seguinte.

Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma dos quadrados das medidas dos catetos.

Embora este teorema esteja associado a Pitágoras, ele já era usado pelos babilônios anos antes, mas de um modo prático. Eles sabiam que todo triângulo de lados 3, 4 e 5 unidades possuíam um ângulo reto e utilizavam esse tipo de triângulo para marcar cantos retos.
Para construir esse triângulo, eles utilizavam uma corda com treze nós, dados a uma mesma distância, e três estacas, fazendo o 1º nó coincidir com 13º. (Ainda hoje, em obras de pequeno porte, os operários usam esse processo para marcar ângulos retos).

O motivo pelo qual o teorema leva o nome de Pitágoras é que foi ele o primeiro a demonstrá-lo.

Segundo a História, muitas pessoas pediram pra entrar na Irmandade Pitagórica, mas somente as mentes mais brilhantes eram aceitas. Um dos rejeitados foi um candidato chamado Cilon, que, 20 anos depois, vingou-se. Após Crotona ter vencido uma batalha contra Síbaris, Cilon se tornou porta-voz do povo (que já tinha em certo sentimento pelo fato de a Irmandade ocultar suas descobertas) alimentando os temores, a paranóia e a inveja da multidão., liderando-a num ataque para destruir a escola pitagórica. A escola foi incendiada e Pitágoras morreu com muitos de seus discípulos.

Depois da morte de Pitágoras, a Irmandade deixou Crotona e partiu para outras cidades da Magna Grécia e para o estrangeiro. Os discípulos de Pitágoras estabeleceram novas escolas e ensinaram aos seus alunos os métodos da prova lógica.
..::: Comente aqui :::..

20130828

Curiosidade matemática


Quarta-feira, 28 de agosto de 2013

1 + 2 = 3
4 + 5 + 6 = 7 + 8
9 + 10 + 11 + 12 = 13 + 14 + 15

E assim sucessivamente... faça os testes... interessante né!
..::: Comente aqui :::..

20130827

Quando a matemática (não) faz sentido


Terça-feira, 27 de agosto de 2013

..::: Comente aqui :::..

20130825

Um gif animado


Domingo, 25 de agosto de 2013

Muito criativo, não sei quem fez, achei por aí!
..::: Comente aqui :::..

20130824

Médicos importados


Sábado, 24 de agosto de 2013

Começaram a chegar ao Brasil os "médicos importados" para atender as regiões mais carentes e que precisam de cuidados médicos. Muito bom! Uma vez que os médicos do Brasil estão se recusando a servir a população mais carente, até mesmo diante de propostas salariais de até R$ 30.000,00 por mês. Tem mais é que vir médicos de fora mesmo.

Agora, se vamos importar médicos, a maioria de Cuba, onde tem uma saúde modelo, precisamos urgentemente importar políticos da Suécia, pois são exemplos de honestidade.

Ah! Precisamos também, importar juízes dos Estados Unidos para colocar criminoso na cadeia, pois no Brasil, assim como os médicos e os polítocos, os juízes também precisam aprender com quem sabe fazer a lei funcionar.
..::: Comente aqui :::..

20130823

Assando biscoito


Sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Vamo que vamo!
Mais um desafio!
Uma senhora boleira, assadeira de biscoitos, precisa contar o tempo de 11 minutos para assar alguns biscoitos. Como ela deve medir esse tempo dispondo apenas de duas ampulhetas, uma de 8 e outra de 5 minutos?
Não é tão fácil, mas nem tão difícil. Digamos que, numa escala de 1 a 5, o nível de dificuldade desse problema está entre 3 e 4.
..::: Comente aqui :::..

20130819

Profissão professor


Segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Talvez a melhor palavra para descrever essa profissão seria "sofressor", pois só mesmo o professor para aguentar tantas e tantas... tipo:

✫ Professor, é pra copiar?
✫ Professor, precisa deixar linha?
✫ Professor, isso vai cair na prova?
✫ Professor, essa aula vai até que horas?
✫ Professor, essa tarefa vale quantos pontos?
✫ Professor, a prova vai ser em dupla?
✫ Professor, porque o senhor nunca falta?
✫ Professor, da pra repetir de novo, não entendi nada?
..::: Comente aqui :::..

20130818

Desafio do jogo da velha


Domingo, 18 de agosto de 2013

Distribua os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 nas nove casas da tabela abaixo, de modo que somando os três algarismos de qualquer linha, de qualquer coluna ou de qualquer diagonal, sempre resulte 15.
?
?
?
?
?
?
?
?
?

..:: Comente aqui :::..

20130817

Sequência lógica


Sábado, 17 de agosto de 2013

Não vou dizer que é muito fácil, mas também não é tão difícil. Observe a tabela a seguir e tente descobrir qual número deve substituir ?? anotado na célula amarela da esquerda, obedecendo a sequência lógica das células amarelas.

22
24
28

??



34

64
52
42

..:: Comente aqui :::..

20130816

Outra forma de calcular potências de expoente 2


Sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pitágoras descobriu que existe outra forma de calcular potências: através da soma de números ímpares. Ele descobriu que n² é igual a soma dos n primeiros números naturais ímpares.

Exemplos:
 = 1+3 = 4 (soma dos dois primeiros números naturais ímpares)
 = 1+3+5 = 9 (soma dos quatro primeiros números naturais ímpares)
 = 1+3+5+7 = 16 (soma dos quatro primeiros números naturais ímpares)
5² = 1+3+5+7+9 = 25 (soma dos cinco primeiros números naturais ímpares)
6² = 1+3+5+7+9+11 = 36 (soma dos seis primeiros números naturais ímpares)
7² = 1+3+5+7+9+11+13 = 49 (soma dos seis primeiros números naturais ímpares)
Claro que esse processo serve apenas para cálculos das potências iniciais, pois o cálculo pode se tornar muito extenso na medida em que aumentamos o valor da base, logo, não é funcional. Porém não deixa de ser uma descoberta matemática.
..::: Comente aqui :::..

20130815

Colecionador de selos


Quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Victor é um colecionador de selos. Ele possui uma quantidade de selos entre 150 e 200. Ao agrupar seus selos de 12 em 12, de 15 em 15 ou de 36 em 36, ele percebe que sempre sobram 10 selos.

Descubra a quantidade de selos que Victor possui.
..::: Comente aqui :::..

20130814

OBMEP 2013


Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Atenção alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada de Matemática 2013 (OBMEP), foi divulgado os locais das provas da segunda fase.
..::: Comente aqui :::..

20130813

Paradoxo do preço


Terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tudo o que é bom e barato é raro!
Tudo o que é raro tende a ser caro!
Logo, tudo que é bom e barato é caro!
..::: Comente aqui :::..

20130812

81: uma propriedade interessante


Segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Analisemos esta propriedade interessante do número 81:
81 : (8+1) = 8+1
Ele é divisível pela soma de seus algarismos, 8+1=9, e o resultado é igual a soma dos seus algarismos, 8+1=9.

Não sei se existe algum outro número com essa propriedade, mas se você estiver afim de tentar descobrir, fique a vontade, e se por acaso descobrir, manda p/ mim que eu publico aqui e dou o crédito.
..::: Comente aqui :::..

20130811

O gato e o rato


Domingo, 11 de agosto de 2013

Se um rato está a 30 metros de um gato que o persegue, e enquanto o rato corre 8 metros, o gato corre 11 metros. Qual a distância que o gato terá que percorrer para alcançar o rato?
..::: Comente aqui :::..

Arquivo do blog