20130829

Teorema de Pitágoras


Quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O famoso matemático e filósofo grego Pitágoras de Samos foi uma das figuras mais influentes e, no entanto, misteriosas da matemática, pois não existem relatórios originais de sua vida e de seus trabalhos, tornando difícil para os historiadores separar os fatos e as lendas.

Nasceu no século VI a.C., na ilha de Samos, no Mar Egeu.

Em suas viagens, Pitágoras aprendeu muito com os babilônios e egípcios. Esses dois povos viam a matemática como ferramenta para resolver problemas práticos. Pitágoras observou que eles faziam seus cálculos na forma de uma receita. Essas receitas são o que hoje chamamos de equações.

Após muitos anos de viagens, estabeleceu-se em Crotona, na Magna Grécia (hoje é o sul da Itália), onde fundou a Irmandade Pitagórica com um grupo de cerca de seiscentos seguidores. Era uma espécie de seita ou sociedade secreta, em que estudavam Matemática, Astronomia, Filosofia e Música. Nessa sociedade, conhecimento e propriedades eram comuns, por isso a atribuição de descobertas não era feita a nenhum membro específico. No entanto, na Antiguidade, era usual buscar todo o crédito de uma descoberta ao mestre.

Pitágoras era fascinado pela ligação dos números e com a natureza. Ele percebeu que os números estavam ocultos em tudo, das harmonias da música até as órbitas dos planetas, o que levou a proclamar “tudo é número”.

De todas as ligações entre os números e a natureza estudadas pela Irmandade, a mais importante é a relação que leva o nome de seu fundador, o teorema de Pitágoras. Esse teorema nos forneceu ma equação que é verdadeira para todos os triângulos retângulos e que, portanto, também define o ângulo reto. O enunciado desse teorema é o seguinte.

Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma dos quadrados das medidas dos catetos.

Embora este teorema esteja associado a Pitágoras, ele já era usado pelos babilônios anos antes, mas de um modo prático. Eles sabiam que todo triângulo de lados 3, 4 e 5 unidades possuíam um ângulo reto e utilizavam esse tipo de triângulo para marcar cantos retos.
Para construir esse triângulo, eles utilizavam uma corda com treze nós, dados a uma mesma distância, e três estacas, fazendo o 1º nó coincidir com 13º. (Ainda hoje, em obras de pequeno porte, os operários usam esse processo para marcar ângulos retos).

O motivo pelo qual o teorema leva o nome de Pitágoras é que foi ele o primeiro a demonstrá-lo.

Segundo a História, muitas pessoas pediram pra entrar na Irmandade Pitagórica, mas somente as mentes mais brilhantes eram aceitas. Um dos rejeitados foi um candidato chamado Cilon, que, 20 anos depois, vingou-se. Após Crotona ter vencido uma batalha contra Síbaris, Cilon se tornou porta-voz do povo (que já tinha em certo sentimento pelo fato de a Irmandade ocultar suas descobertas) alimentando os temores, a paranóia e a inveja da multidão., liderando-a num ataque para destruir a escola pitagórica. A escola foi incendiada e Pitágoras morreu com muitos de seus discípulos.

Depois da morte de Pitágoras, a Irmandade deixou Crotona e partiu para outras cidades da Magna Grécia e para o estrangeiro. Os discípulos de Pitágoras estabeleceram novas escolas e ensinaram aos seus alunos os métodos da prova lógica.
..::: Comente aqui :::..

Arquivo do blog